terça-feira, 1 de abril de 2008

A verdade das mentiras do 1 de Abril

Estou de volta, para gáudio do Prof. Carlos Serra e para alívio da minha auto-estima. Passam-se precisamente 4 meses e 16 dias desde que pela última vez postei aqui no Estado da Media. Entretanto, para não deixar no ócio o meu "State of Mind" (Estado da Mente), fui participando em acesos e interessantes debates nos blogues dos sociólogos desavindos (Carlos Serra e Patrício Langa), cuja "zanga intelectual" ou quiçá "metodológica" não é de todo um factor negativo na blogosfera, na "intelligentzia" e na academia nacionais. O dissenso só beneficiará à "Batalha das Ideias" (admiro El Comandante Fidel Castro Ruiz). FIM DE PRÓLOGO

Retorno a blogomania precisamente no DIA DAS MENTIRAS e, durante o dia de hoje, estarei aqui para "desmascarar", aliás, desvendar AS VERDADES DAS MENTIRAS criadas pelos nossos Media...mormente a imprensa.

Começo por destacar o diário Notícias, que na sua primeira página noticia: CARLOS QUEIRÓS NOVO TREINADOR DOS MAMBAS, numa manchete ilustrada por uma sugestiva foto triunfal de FEIZAL SIDAT e o Prof. a quem um dia chamei de "Macua Real" (bons tempos, o do finado Jornal Campeão!) quando treinou o Real Madrid É uma notícia muito bem sustentada em termos de argumentos...embora na parte que toca ao destino de Mart Nooij, o seleccionador nacional, tenham sido pouco felizes, a meu ver. Parece-me, porque o conheço "assinatura" nas suas prosas, um texto da autoria do imaginativo Alexandre Zandamela (meu ex-colega e chefe de redacção, e o Jeremias Langa então meu editor/mentor no saudoso CAMPEÃO).

O outro jornal, neste caso da imprensa electrónica, que "brilhou" neste 1 de Abril foi o Correio da Manhã (CM) propriedade do Prémio CNN Refinaldo Chilengue, o melhor jornal de economia (porque também único) do País, que na sua primeira página em caixa (não "cacha" como bem ensina o meu professor de Jornalismo I, Marcelino Alves) diz: GUEBUZA EXONERA PACHECO...com um antetítulo dizendo que NOMEIA MANDRA EM SUA SUBSTITUIÇÃO). Breve notícia, precisa, mas que denuncia-se claramente à moda 1 de Abril e não vai mais além.
Na imprensa electrónica, aliás, os faxes, quem mesmo "goleou" a concorrência foi o habitualmente fraco Diário do País (DP), que rasga a sua "front page" com um sensacional GUEBUZA EXONERA MINISTRA DA MULHER. O "lead" do DP é mesmo ilustrativo de como para fabricar mentiras eles desta vez conseguiram bater a concorrência: diz que o Chefe de Estado exonerou a Ministra da Mulher e Acção Social e o vice, Virgília Matabele e João Cândido, dos seus cargos e nomeou em despachos separados a Secretária da OMM Paulina Mateus para o cargo de ministra.
A estória está muito bem construída, sustentando-se em argumentos fortes, já relatados pelo próprio jornal faxe ou pela imprensa independente (de quem?) em ocasiões anteriores, tanto em desabono da belíssima ministra como do seu moralista primário (ou primitivo?) vice-ministro, o tal que assina a coluna Assombrações no colorido dominical sob o pseudónimo Kandiya Wa Matuva Kandiyane...embora agora os colunistas do domingo exibam a sua foto (pelo menos é pseudónimo e não há anonimato!). E, tanto o CM como o DP, sustentaram-se num argumento imbatível nos últimos tempos: as exonerações que Guebuza tem feito, qual "limpeza de balneário"...sob o sustentáculo de que "Não Há Prazos Para Mudanças"...
É interessante ver o quão criativos podem ser os "media" no DIA DAS MENTIRAS e nos restantes dias se debatam com a problemática da criatividade em ESCREVER VERDADES. Ainda vou averiguar se este ano houve ou não "festival de mentícias" pelos "media", ou se estes três é que brilharam...Posso também ser fintado pela criatividade de outros, ao aproveitarem as nossas eleições zimbabweanas para "vender papel" EM NOME DA MENTIRA.
Já agora, o que acham do papel social da mentira no dia 1 de Abril, veiculada pelos "media"?

3 comentários:

mãos disse...

Caro Estado da Media " aceite as minhaS boas vindas...

ate breve

chapa100 disse...

bem vindo machel, sempre um prazer ler as tuas cronicas.

Damasio Chipande disse...

Estive de visita ao seu BLOG, sou de opiniao que coloque mais materias para debates, MILTON fosse e um brilhante jornalista, recordo nos tempos de CAMPEAO , SAVANA etc. Onde andas?