Quinta-feira marca um novo ciclo no panorama do marketing nos media em Moçambique. Em anúnicio público pequeno, a mCel dava a conhecer (de forma insuspeitamente seca) que a GOLO - agência top de publicidade e marketing no País - deixa de ser sua prestadora de serviços a partir de 1 de Dezembro. O que quer dizer que os "spots"'patrão é patrão" e cia. já não serão a cara da mCel. Em anúncio garrafal (de página inteira) a GOLO informa no dia seguinte, hoje, sexta-feira, 16 de Novembro: OURO SOBRE AZUL. Golo a nova Agência da Vodacom. A Agência moçambicana mais premiada Nacional e internacionalmente foi escolhida pela Operadora líder mundial em telefonia móvel.
E o anúncio faz questão de destacar bem a nova linha telefónica da Agência: com a combinação numérica 84 saliente.
Estamos em presença do "acto de guerra" declarado da segunda fase da "guerra das telefonias móveis". O circo mediático, que levou um dia o jovem rebelde José Belmiro a apelidar Dilon Djindji de "palhaço de publicidade", vai aquecer...já que aparentemente o John e o seu patrão vão passar a ser a cara da Vodacom. Depois de muito dinheiro e muita campanha (sobretudo televisiva) esbanjados para atrair mais clientes, há que esperar para ver como serão alimentados os media (mormente electrónicos) pela máquina de marketing da mCel e da Vodacom...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
aínda vai aquecer. o verão ou sama, como queiras, só começou! parece-me que a mcel está a sofrer quebras ou tem agora uma chefia boa em gestão - veja que o verão amarelo é no áfrica e não no coco's. deve querer dizer alguma coisa. aínda vou escrever sobre isso. muitas questões.
penso que a guerra carece de investigação
bayano, veja só umas coisas:
1. o Guebas e o Salimo Abdula (CTA) tornaram-se há uns tempos sócios da Vocadom por via da Intelec Holdings.
2. A Vodacom vinha chorando há anos por a mCel ter o monopólio dos contratos no sector público e no Governo. De há uns tempos para cá deixou de chorar...desde que o seu boss da região teve uma audiência com o então apenas Chefe de Estado Guebuza na Ponta Vermelha...meses depois a Intelec entrou na Vodacom.
3. Nos últimos três meses a mCel mudou o conselho de administração e mesmo as direcções de marketing e comercial mudaram de chefes...
4. A Kangela (uma das maiores redes de distribuição de produtos e serviços do país, creio eu que ao nível da Kawena), a GOLO (a super agência de comunicação que fez o vitorioso marketing da mCel ao longo dos anos) e a OneCell (negócio de sucesso em telecomunicações nas comunidades) vão passar todos a ser prestadores de serviço da Vodacom para os próximos cinco anos. A partir de 1 de Dezembro, e isso foi anunciado dia 14 de Novembro último, pela mCel, por anúncios secos de jornal, que "cheiram" a lamento do fim da doirada relação com aqueles.
Constatação: a mCel vai perder a agência que melhor marketing faz neste país; vai perder uma fonte de mola segura e em crescendo na OneCell; e vai perder um dos maiores distribuidores deste país. Por que será?
Sabes que sou um fanático de "teorias de conspiração", e não é que ande desconfiado de tudo isto, apenas estou a arrolar os factos e questionar: porquê tudo isto num espaço de apenas oito meses?
Milton,
Nos negócios as alianças também são importantes. bem conheces aquele ditado em inglês: if you can't beat them, join them. Acho que a VODACOM descobriu que não era apenas por fazer marketing comercial que podia vencer a Mcel, mas também marketing político. Há muita prostituição.
Continue levantando as questões que te iremos dar apoio
poder-me-á enviar o seu email? cumprimentos
Enviar um comentário